Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Teatro: AQUECIMENTO GLOBAL

AQUECIMENTO GLOBAL
Uma sala de jantar com a mesa  posta para o café da manhã.Entra o pai de Ana e Pedro.
(Pai falando sozinho)
PAI- O café já está pronto e a mesa está arrumada. Agora só falta chamar o pessoal.
(Pai falando em tom mais alto, em direção aos quartos, fora do palco.)
PAI- Meu amor, o café está na mesa esperando por você!
(mãe gritando do quarto, fora do palco.)
MÃE-Já vou! Estou acabando de me trocar.
PAI-Não demore!
(Mãe entra e da um beijo no marido.)
MÃE- Bom dia ,querido. Hummm... (Sentindo o cheiro do café e sentando-se á mesa.)
PAI-Bom dia,amor. Dormiu bem ?
MÃE-Muito bem . E você ?
PAI-Não tão bem
MÃE- Está preocupado com alguma coisa?
PAI- Nada de importante. A Ana deve apresentar sugestões para uma peça de teatro, e pelo jeito não sabe nem por onde começar.
MÃE- Não esquenta com isso, não.  Tenho certeza de que ela vai conseguir. Além do mais, ela não esta sozinha, mas sim com a classe dela. Eles são jovens, e o que não falta para eles é imaginação. Seu café está muito bom.Você é o melhor fazedor de café que eu conheço.
PAI- Que nada. O da minha  avó é melhor.
MÃE- Também, eles fazem de tudo lá no sitio: plantam ,colhem , secam, torram e moem e não usam agrotóxicos.
(mãe gritando em direção ao quarto dos filhos,fora do palco.)
MÃE- Pedro ,Ana! Andem logo , senão pegaremos muito trânsito!
(Pedro  responde de dentro do quarto, fora do palco.)
PEDRO- Já estou indo!
(Mãe gritando em direção ao quarto dos filhos, fora do palco.)
MÃE- Vocês vão levar lanche ?
(Ana responde de dentro do quarto ,fora do palco.)
ANA- Não , vamos comprar na cantina.
(Mãe gritando em direção ao quarto dos filhos, fora do palco.)
MÃE-  Nada de salgadinhos e frituras!
(Pedro responde dentro do quarto, fora do palco.)
PEDRO- Nem tem isso lá! Seu Luiz só faz lanches naturais e , por sinal, muito gostosos.
(Ana responde de dentro do quarto, fora do palco.)
ANA- Pode deixar mãe; não estou a fim de engordar.
(Pedro entra bocejando já vestido com o uniforme da escola e a mochila; cumprimenta os pais e senta-se.)
PEDRO-  Bom dia,Mãe; bom dia, pai.
PAI E MÃE- Bom dia, Pedro
PEDRO- Espero mesmo que seja um bom dia.Tenho prova de matemática.
(Ana entra uniformizada e com a mochila, cumprimenta os pais, o irmão e senta-se à mesa também.)
ANA- Bom dia,pai.Bom dia, mãe . Olá, Pedrinho.
PEDRO- Meu nome é PEDRO.
ANA- Tá legal. Bom dia, PEDRÃO.
PEDRO-E nem Pedrão. É Pedro , Pedro , PEDRO , entendeu?!
ANA- Está bem.Bom dia,Pedro. Estudou para a prova de matemática?
PEDRO- E você? Escreveu a peça sobre o aquecimento global?
ANA- Nem fala sobre isso! Fui dormir pensando nessa peça e acabei tendo um pesadelo.
MÃE- Sério? Com o que você sonhou?
ANA- Sonhei que estávamos no ano de 2100. O aquecimento global tinha se agravado tanto que provocava uma série de acontecimentos simultâneos: furacões, maremotos , terremotos, ciclones... foi horrível.
MÃE- Então foi você que gritou durante a noite ? Quase me levantei para ver o que estava acontecendo, mas você parou logo. Hei!Está ai. Por que não aproveita seu pesadelo e faz dele uma peça de teatro?
ANA- Hããã?Como assim? Foi horrível, como posso criar uma peça de  teatro com esse pesadelo?
MÃE- Quando chegar à escola, conte para seus colegas.Vocês saberão como fazer.
(Ana olhando para o pai.)
ANA- Por falar em aquecimento global, quando é que você vai trocar seu carro a gasolina por um flex, movido a álcool e a gasolina ?
PAI- Em breve. É para isso que eu peço ajuda para economizar.
PEDRO- Mas estamos ajudando.Faz tempo que não vamos jantar fora nem ao shopping...
ANA- Que falta de delicadeza!
PAI- Tudo bem, tudo bem. Às vezes, somos obrigados a abrir mão de algumas coisas para conseguir outras.
PEDRO-É, mas o professor de Ciências disse que o carro a álcool não é tão ecológico quanto pensamos. Ele explicou que todo motor que produz queima de combustível lança monóxido de carbono na atmosfera, inclusive o carro a álcool.
PAI- É verdade, Pedro. O monóxido de carbono é altamente tóxico e é substância lançada em maior quantidade na atmosfera. O álcool ou etanol é um tipo de bio combustível produzido da cana-de-açúcar. Sua queima lança menos monóxido de carbono na atmosfera do que os combustíveis fósseis.
PEDRO- O ideal seria andar a pé ou utilizar o transporte coletivo  movido a biocombustível ou a energia elétrica.
PAI- Atualmente há uma lei que determina que os veículos tenham um catalisador em escapamentos  de automóvel, de moto e de caminhão. O catalisador,bem regulado, retém 90% dos poluentes liberados pelo motor.
MÃE- Outro dia assisti uma reportagem muito interessante. Era sobre uma cidade, se não me engano na Áustria , onde os proprietários de carro se uniram em uma espécie de cooperativa. Os carros ficam estacionados em determinados pontos da cidade com a chave no contato. É só chegar, pegar o carro, usar e deixar em outro ponto onde for mais cômodo. Tudo para poluir menos e não colaborar com o aquecimento global.Não é legal ?
PEDRO- Imagina uma coisa dessas aqui no Brasil! Chave no contato...
MÃE- É , mas para a pessoa abrir o carro precisa  usar uma senha.
PAI- Na verdade, muitas pessoas dizem ser contra a poluição, porém poucos querem andar a pé.
PEDRO- Pai , e aquele plano de plantarmos árvores na chácara do tio André ?
PAI- Ainda está valendo. Não fomos ainda por falta de tempo.Mas vou ligar para ele e marcar para este fim de semana...
MÃE- Então, amanhã eu comprarei as mudas.
PAI- Tá certo, Tá certo!Bem ,agora vamos andando senão vamos nos atrasar.
(Todos saindo do palco com bolsas e mochilas)
TODOS- Vamos !
(As Cortinas se fecham e prepara-se o cenário para a cena 2.)
CENA 2
No Pátio da escola, quatro meninos e quatro meninas esperam por Ana .
(Um dos meninos se dirige ao colega)
ALUNO1- Nossa, a Ana está demorando muito!
ALUNO2- Vai ver ela perdeu a hora.
ALUNO3- Justo  hoje que temos de decidir sobre a peça.
(Ana, vestida com o uniforme da escola e portando a mochila, entra toda alegre e falando alto como se tivesse ouvido a conversa dos colegas.)
ANA- Quem disse que eu perdi a hora? Bom dia a todos!
ALUNOS- Bom dia,Ana!
ALUNO1- Estávamos esperando por você.Precisamos falar sobre a peça.Na verdade, estamos todos sem ideia alguma.
ALUNO2- E o pior é que, além de escrever o texto, temos de ensaiá-lo.
ALUNO3- E não temos muito tempo.
ANA- Calma, pessoal.Talvez eu tenha a solução.
ALUNO4- Sério?
ANA- Acho que sim.É o seguinte.Domingo fui dormir preocupada com a peça.Acabei tendo um pesadelo.Estávamos no ano de 2100.
ALUNO-5 Nossa!Será que o mundo vai existir até lá?
ANA- É claro que vai.O mundo vai durar muito tempo, e é por isso que temos de nos preocupar não só com o aquecimento global, mas também com os outros problemas que afetam a humanidade e o meio ambiente.
ALUNO6- Estou curiosa.Conta logo como foi esse pesadelo.
ANA- Tá Legal.Foi assim.Como já disse, o mundo estava em 2100.
(As luzes se apagam, um telão é iluminado e imagens começam a ser projetadas.Ana continua a falar.)
ANA- Vi o que aconteceu com o mundo por conta do agravamento do efeito estufa e do aquecimento global:
‘’Florestas inteiras foram consumidas pelo fogo.
‘’A fumaça das queimadas,por sua vez, aumentou a quantidade de gás carbônico na atmosfera.
‘’As calotas polares e outras geleiras derreteram. O nível dos oceanos subiu, e as águas engoliram ilhas e cidades litorâneas inteiras.Milhares de pessoas abandonaram seus lares.Ecossistemas desapareceram.
‘’Áreas antes alagadas tornaram-se áridas; desertos viraram oceanos.Os alimentos acabaram;milhões de pessoas morriam de fome e sede.
‘’Vários desastres naturais ocorriam simultaneamente: tufões, furacões, ciclones, maremotos.
‘’As poucas pessoas que resistiam a tantas catástrofes usavam máscaras contra gás,pois o ar era irrespirável.
‘’Em meio  ao caos total, alguém se aproximou de mim e disse:
‘’Ei,Você não é um ser humano de nossa época!Você veio do ano de 2012, não é ? O que está fazendo aqui? Está vendo em que situação estamos?Por que vocês não tomaram providências para evitar que isso tudo acontecesse ?
‘’De repente, uma multidão se aproximou; em coro, todos gritaram:
‘’-É mesmo, vamos acabar com essa menina!Estamos sofrendo por que a geração dela não cuidou de nosso planeta. Vamos acabar com ela!
‘’Percebi que meu fim estava próximo, comecei a correr desesperadamente, a multidão me perseguindo.Quando eles iam me pegar...’’
ALUNO7-Já sei. Aí você acordou.
ANA- Adivinhou.Dei um grito e acordei, muito assustada.
ALUNO8- Ei... por que não aproveitamos seu pesadelo para fazer nossa peça?
ANA- Mais era justamente isso o que eu estava pensando, se vocês concordarem , é claro.
ALUNO1-Mais é claro que concordamos!Seu pesadelo caiu como uma bomba...ops , uma luva.
ALUNO2-Vai ficar legal demais!
TODOS- Com certeza!
ANA- Então, mãos à obra ! Vamos pedir ao professor de português nos ceder uma aula  para escrevermos a peça.Combinado ?
TODOS - Combinado.
ALUNO3- Ei, pessoal, no final da peça poderíamos distribuir alguma mensagem sobre os cuidados que devemos ter com o planeta.
ALUNO5- Boa ideia.
ALUNO6- Eu tenho um poema que retoma a ideia principal do livro de  Richard Buckminster  Fuller.
ALUNO7- Quem é esse ?
ALUNO6- Buckminster  Fuller  foi um dos maiores pensadores do século XX, considerado o ‘’pai’’ da consciência planetária.Ele foi o precursor dos movimentos de preservação do planeta.Seu livro Manual de instruções para a nave espacial Terra é um clássico de leitura ecológica.
ALUNO8- Hummm... Dever ser uma mensagem interessante.
Ao final da peça, as pessoas receberiam um poema-mensagem que sintetizava tudo o que viram e ouviram durante a Semana Cultural.
Quanto à peça, por sorte conseguimos deixá-la pronta para ser apresentada no encerramento da Semana Cultural, no  auditório do colégio.
Apesar de nosso  nervosismo e de nem tudo ter saído do jeito que imaginamos, foi um sucesso.Recebemos muitos convites para apresentá-la em outras escolas da cidade e até de outros municípios. E cada vez que ela era apresentada, o sucesso se repetida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário