AQUECIMENTO GLOBAL
Uma sala de jantar com a mesa posta para o café da manhã.Entra o pai de Ana
e Pedro.
(Pai falando sozinho)
PAI- O café já
está pronto e a mesa está arrumada. Agora só falta chamar o pessoal.
(Pai falando em tom mais alto, em direção aos quartos,
fora do palco.)
PAI- Meu amor,
o café está na mesa esperando por você!
(mãe gritando do quarto, fora do palco.)
MÃE-Já vou!
Estou acabando de me trocar.
PAI-Não
demore!
(Mãe entra e da um beijo no marido.)
MÃE- Bom dia
,querido. Hummm... (Sentindo o cheiro do café e sentando-se á mesa.)
PAI-Bom
dia,amor. Dormiu bem ?
MÃE-Muito bem
. E você ?
PAI-Não tão
bem
MÃE- Está
preocupado com alguma coisa?
PAI- Nada de
importante. A Ana deve apresentar sugestões para uma peça de teatro, e pelo
jeito não sabe nem por onde começar.
MÃE- Não
esquenta com isso, não. Tenho certeza de
que ela vai conseguir. Além do mais, ela não esta sozinha, mas sim com a classe
dela. Eles são jovens, e o que não falta para eles é imaginação. Seu café está
muito bom.Você é o melhor fazedor de café que eu conheço.
PAI- Que nada.
O da minha avó é melhor.
MÃE- Também,
eles fazem de tudo lá no sitio: plantam ,colhem , secam, torram e moem e não
usam agrotóxicos.
(mãe gritando em direção ao quarto dos filhos,fora do
palco.)
MÃE- Pedro
,Ana! Andem logo , senão pegaremos muito trânsito!
(Pedro responde
de dentro do quarto, fora do palco.)
PEDRO- Já estou
indo!
(Mãe gritando em direção ao quarto dos filhos, fora do
palco.)
MÃE- Vocês vão
levar lanche ?
(Ana responde de dentro do quarto ,fora do palco.)
ANA- Não ,
vamos comprar na cantina.
(Mãe gritando em direção ao quarto dos filhos, fora do
palco.)
MÃE- Nada de salgadinhos e frituras!
(Pedro responde dentro do quarto, fora do palco.)
PEDRO- Nem tem
isso lá! Seu Luiz só faz lanches naturais e , por sinal, muito gostosos.
(Ana responde de dentro do quarto, fora do palco.)
ANA- Pode deixar
mãe; não estou a fim de engordar.
(Pedro entra bocejando já vestido com o uniforme da
escola e a mochila; cumprimenta os pais e senta-se.)
PEDRO- Bom dia,Mãe; bom dia, pai.
PAI E MÃE- Bom dia,
Pedro
PEDRO- Espero
mesmo que seja um bom dia.Tenho prova de matemática.
(Ana entra uniformizada e com a mochila, cumprimenta
os pais, o irmão e senta-se à mesa também.)
ANA- Bom
dia,pai.Bom dia, mãe . Olá, Pedrinho.
PEDRO- Meu nome
é PEDRO.
ANA- Tá legal.
Bom dia, PEDRÃO.
PEDRO-E nem
Pedrão. É Pedro , Pedro , PEDRO , entendeu?!
ANA- Está
bem.Bom dia,Pedro. Estudou para a prova de matemática?
PEDRO- E você?
Escreveu a peça sobre o aquecimento global?
ANA- Nem fala sobre
isso! Fui dormir pensando nessa peça e acabei tendo um pesadelo.
MÃE- Sério? Com
o que você sonhou?
ANA- Sonhei que
estávamos no ano de 2100. O aquecimento global tinha se agravado tanto que
provocava uma série de acontecimentos simultâneos: furacões, maremotos ,
terremotos, ciclones... foi horrível.
MÃE- Então foi
você que gritou durante a noite ? Quase me levantei para ver o que estava
acontecendo, mas você parou logo. Hei!Está ai. Por que não aproveita seu
pesadelo e faz dele uma peça de teatro?
ANA- Hããã?Como
assim? Foi horrível, como posso criar uma peça de teatro com esse pesadelo?
MÃE- Quando
chegar à escola, conte para seus colegas.Vocês saberão como fazer.
(Ana olhando para o pai.)
ANA- Por falar
em aquecimento global, quando é que você vai trocar seu carro a gasolina por um
flex, movido a álcool e a gasolina ?
PAI- Em breve.
É para isso que eu peço ajuda para economizar.
PEDRO- Mas
estamos ajudando.Faz tempo que não vamos jantar fora nem ao shopping...
ANA- Que falta
de delicadeza!
PAI- Tudo bem,
tudo bem. Às vezes, somos obrigados a abrir mão de algumas coisas para
conseguir outras.
PEDRO-É, mas o
professor de Ciências disse que o carro a álcool não é tão ecológico quanto
pensamos. Ele explicou que todo motor que produz queima de combustível lança
monóxido de carbono na atmosfera, inclusive o carro a álcool.
PAI- É verdade,
Pedro. O monóxido de carbono é altamente tóxico e é substância lançada em maior
quantidade na atmosfera. O álcool ou etanol é um tipo de bio combustível
produzido da cana-de-açúcar. Sua queima lança menos monóxido de carbono na atmosfera
do que os combustíveis fósseis.
PEDRO- O ideal
seria andar a pé ou utilizar o transporte coletivo movido a biocombustível ou a energia elétrica.
PAI- Atualmente
há uma lei que determina que os veículos tenham um catalisador em
escapamentos de automóvel, de moto e de
caminhão. O catalisador,bem regulado, retém 90% dos poluentes liberados pelo
motor.
MÃE- Outro dia
assisti uma reportagem muito interessante. Era sobre uma cidade, se não me engano
na Áustria , onde os proprietários de carro se uniram em uma espécie de
cooperativa. Os carros ficam estacionados em determinados pontos da cidade com
a chave no contato. É só chegar, pegar o carro, usar e deixar em outro ponto
onde for mais cômodo. Tudo para poluir menos e não colaborar com o aquecimento
global.Não é legal ?
PEDRO- Imagina
uma coisa dessas aqui no Brasil! Chave no contato...
MÃE- É , mas
para a pessoa abrir o carro precisa usar
uma senha.
PAI- Na
verdade, muitas pessoas dizem ser contra a poluição, porém poucos querem andar
a pé.
PEDRO- Pai , e
aquele plano de plantarmos árvores na chácara do tio André ?
PAI- Ainda
está valendo. Não fomos ainda por falta de tempo.Mas vou ligar para ele e
marcar para este fim de semana...
MÃE- Então, amanhã
eu comprarei as mudas.
PAI- Tá certo,
Tá certo!Bem ,agora vamos andando senão vamos nos atrasar.
(Todos saindo do palco com bolsas e mochilas)
TODOS- Vamos !
(As Cortinas se fecham e prepara-se o cenário para a
cena 2.)
CENA 2
No Pátio da escola, quatro meninos e quatro meninas
esperam por Ana .
(Um dos meninos se dirige ao colega)
ALUNO1- Nossa, a
Ana está demorando muito!
ALUNO2- Vai ver
ela perdeu a hora.
ALUNO3-
Justo hoje que temos de decidir sobre a
peça.
(Ana, vestida com o uniforme da escola e portando a
mochila, entra toda alegre e falando alto como se tivesse ouvido a conversa dos
colegas.)
ANA- Quem
disse que eu perdi a hora? Bom dia a todos!
ALUNOS- Bom
dia,Ana!
ALUNO1- Estávamos
esperando por você.Precisamos falar sobre a peça.Na verdade, estamos todos sem
ideia alguma.
ALUNO2- E o pior
é que, além de escrever o texto, temos de ensaiá-lo.
ALUNO3- E não
temos muito tempo.
ANA- Calma,
pessoal.Talvez eu tenha a solução.
ALUNO4- Sério?
ANA- Acho que
sim.É o seguinte.Domingo fui dormir preocupada com a peça.Acabei tendo um
pesadelo.Estávamos no ano de 2100.
ALUNO-5 Nossa!Será
que o mundo vai existir até lá?
ANA- É claro
que vai.O mundo vai durar muito tempo, e é por isso que temos de nos preocupar
não só com o aquecimento global, mas também com os outros problemas que afetam
a humanidade e o meio ambiente.
ALUNO6- Estou
curiosa.Conta logo como foi esse pesadelo.
ANA- Tá
Legal.Foi assim.Como já disse, o mundo estava em 2100.
(As luzes se apagam, um telão é iluminado e imagens
começam a ser projetadas.Ana continua a falar.)
ANA- Vi o que
aconteceu com o mundo por conta do agravamento do efeito estufa e do
aquecimento global:
‘’Florestas inteiras foram consumidas pelo fogo.
‘’A fumaça das queimadas,por sua vez, aumentou a
quantidade de gás carbônico na atmosfera.
‘’As calotas polares e outras geleiras derreteram. O
nível dos oceanos subiu, e as águas engoliram ilhas e cidades litorâneas
inteiras.Milhares de pessoas abandonaram seus lares.Ecossistemas desapareceram.
‘’Áreas antes alagadas tornaram-se áridas; desertos
viraram oceanos.Os alimentos acabaram;milhões de pessoas morriam de fome e
sede.
‘’Vários desastres naturais ocorriam simultaneamente:
tufões, furacões, ciclones, maremotos.
‘’As poucas pessoas que resistiam a tantas catástrofes
usavam máscaras contra gás,pois o ar era irrespirável.
‘’Em meio ao caos
total, alguém se aproximou de mim e disse:
‘’Ei,Você não é um ser humano de nossa época!Você veio
do ano de 2012, não é ? O que está fazendo aqui? Está vendo em que situação
estamos?Por que vocês não tomaram providências para evitar que isso tudo
acontecesse ?
‘’De repente, uma multidão se aproximou; em coro,
todos gritaram:
‘’-É mesmo, vamos acabar com essa menina!Estamos
sofrendo por que a geração dela não cuidou de nosso planeta. Vamos acabar com
ela!
‘’Percebi que meu fim estava próximo, comecei a correr
desesperadamente, a multidão me perseguindo.Quando eles iam me pegar...’’
ALUNO7-Já sei. Aí
você acordou.
ANA-
Adivinhou.Dei um grito e acordei, muito assustada.
ALUNO8- Ei... por
que não aproveitamos seu pesadelo para fazer nossa peça?
ANA- Mais era
justamente isso o que eu estava pensando, se vocês concordarem , é claro.
ALUNO1-Mais é
claro que concordamos!Seu pesadelo caiu como uma bomba...ops , uma luva.
ALUNO2-Vai ficar
legal demais!
TODOS- Com
certeza!
ANA- Então,
mãos à obra ! Vamos pedir ao professor de português nos ceder uma aula para escrevermos a peça.Combinado ?
TODOS - Combinado.
ALUNO3- Ei,
pessoal, no final da peça poderíamos distribuir alguma mensagem sobre os
cuidados que devemos ter com o planeta.
ALUNO5- Boa ideia.
ALUNO6- Eu tenho
um poema que retoma a ideia principal do livro de Richard Buckminster Fuller.
ALUNO7- Quem é
esse ?
ALUNO6-
Buckminster Fuller foi um dos maiores pensadores do século XX,
considerado o ‘’pai’’ da consciência planetária.Ele foi o precursor dos
movimentos de preservação do planeta.Seu livro Manual de instruções para a nave
espacial Terra é um clássico de leitura ecológica.
ALUNO8- Hummm...
Dever ser uma mensagem interessante.
Ao final da peça, as pessoas receberiam um
poema-mensagem que sintetizava tudo o que viram e ouviram durante a Semana Cultural.
Quanto à peça, por sorte conseguimos deixá-la pronta
para ser apresentada no encerramento da Semana Cultural, no auditório do colégio.
Apesar de nosso
nervosismo e de nem tudo ter saído do jeito que imaginamos, foi um
sucesso.Recebemos muitos convites para apresentá-la em outras escolas da cidade
e até de outros municípios. E cada vez que ela era apresentada, o sucesso se
repetida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário