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quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Projeto: Meio Ambiente 2012

  ESCOLA: E.E.PROFª ELMOZA ANTONIO JOÃO /  MARIÁPOLIS

SOBRA NÃO É LIXO

           ALUNOS- ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO

 DISCIPLINA/ÁREA DE ESTUDO
 Linguagem e códigos e suas tecnologias
Ciências Humanas e suas tecnologias
Ciências da natureza e sua tecnologias
Matemática.


          DURAÇÃO DO PROJETO:                              

        3 bimestres

JUSTIFICATIVA:
O lixo brasileiro é um dos mais nutritivos do mundo, pensando nisso resolvemos adotar uma proposta de trabalho voltada para a educação ambiental, economia doméstica e qualidade de vida.
A utilização total dos alimentos contribui com a redução do lixo orgânico, evitando o desperdício e diminuindo os gastos com a alimentação, além de trazer benefícios para a saúde .Este projeto terá como vértice a valorização da sobras na culinária.

OBJETIVOS:
  • Conscientizar o aluno sobre sua responsabilidade na preservação do planeta;
  • Respeitar a natureza, evitando o desperdício alimentar;
  • Valorizar os alimentos, como fonte de saúde;
  • Reconhecer os benefícios econômicos do "não desperdício" de alimentos;
  • Perceber-se como elemento multiplicador desta ideia.


Conteúdos  a ser trabalhados
  • Identificar as diferentes partes de uma planta e as respectivas funções;
  • Identificar os tipos de árvores frutíferas;
  • Conhecer as frutas da época;
  • Reconhecer a importância das plantas para uma alimentação adequada;
  • Identificar as necessidades vitais das plantas;
  • Reconhecer a importância dos hábitos de higiene para a preservação da boa saúde.
  • Assistir o filme ILHAS DAS FLORES;
  • Visitar ao lixo do Município;
  • Criar uma história envolvendo a visita ao lixo e propostas de solução;
  • Dramatizar a história criada(teatro)-Aquecimento global;
  • Pesquisar receitas culinárias que evitam o desperdício de alimentos;
  • Construção de livro de receitas;
  • Produção de poemas;
  • Utilizar a aula de informática para pesquisar assuntos pertinentes ao tema;
  • Visitar feiras livres e supermercados;
  • Vivenciar na oficina de Meio Ambiente(estudo de Campo) e Cozinha;
  • Produzir doces com cascas de frutas;
  • Elaborar textos e gráficos .


O aluno deverá identificar as partes das frutas e hortaliças que normalmente não são utilizadas, mas que podem ser aproveitadas na culinária.
Levar o aluno a relatar as atitudes que o grupo acredita que devem ser tomadas para evitar-se o desperdício de alimentos, tornando-se um multiplicador das experiências da escola em casa. 



PROBLEMATIZAÇÃO 
Iniciaremos o projeto com a apresentação do vídeo "Ilha das Flores", onde os alunos entrarão em contato com a problemática do lixo nos meios urbanos. Após a apresentação levantaremos com os alunos os aspectos significativos do filme e proporemos soluções possíveis para evitar a quantidade excessiva de lixo, que polui o nosso planeta.

  PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:
Apresentaremos o vídeo " Ilha das Flores" onde levantaremos , juntamente com os alunos, propostas para evitarmos o desperdício de alimentos. Para os alunos vivenciarem o problema levaremos o grupo para uma visita ao lixo Municipal Tendo por base o vídeo e a visita os alunos produzirão uma história e a dramatizarão. Através de conversas com os alunos mostraremos livros que tratam do tema "NÃO AO DESPERDÍCIO", além disto faremos pesquisa na internet sobre o tema: aproveitar ao máximo os alimentos.
Lançaremos a questão: Você conhece alguma maneira de aproveitar cascas de frutas e talos de hortaliças? –Esta pesquisa será feita com os familiares e demais funcionários da Escola. Tabularemos as respostas.
Os gráficos serão elaborados nas aulas de Matemática  (Excel).
Faremos uma visita a horta da Escola e verificaremos as etapas do plantio e as partes dos vegetais. Anotaremos os conceitos aprendidos e elaboraremos textos coletivos.
Iremos a feira para listarmos as frutas e hortaliças da época, para a escolha da receita (cascas ou talos) a ser elaborada na oficina na Cozinha. Na oficina de Artes os alunos elaboraram as receitas preparado na Cozinha onde será exposto.

RECURSOS:
  
  • Vídeo cassete
  • Filme : Ilha das Flores
  • Computador
  • Cartolina
  • Régua
  • Caneta hidrográfica
  • Oficina de Meio Ambiente –Estudo de campo.
  • Oficina de Cozinha
  • Visita no lixo do Município
  • Ingredientes para a receita escolhida
  • Recipiente de vidro
  • Banner .

 AVALIAÇÃO:
  • Observação do desempenho do aluno nas atividades propostas.
  • Desempenho satisfatório no entendimento e desenvolvimento das atividades pedagógicas.  
  • Debates e soluções em grupo.
  • Avaliação escrita
  • Montagens de cartazes
  • Desenhos
  • Montagem de tabelas
  • Textos coletivos

 PRODUTO FINAL

Exposição dos trabalhos 

  • Cartazes;
  • Livros de receitas;
  • Banner dos projetos desenvolvidos na escola;
  • Receita produzidas pelos alunos para experimento;


Professores que desenvolveram as atividades
Silmara Maria Cardoso
Cristina Mancini
José Carlos Daré
Edite Barbosa
Thereza Cô Watanabe
Rodrigo Vieira Romão
Ana Célia Furtado
Glauco Augusto Ribeiro Pinto


Responsável pelo acompanhamento do projeto


PC- EF- Roseli Valeriano da Silva Ferreira
PC- EM- Márcia Cristina Redigolo dos Santos
Diretora de Escola- Iduméa da Silva Romão



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